Búzios: o mais mundial dos litorais brasileiros

Turismo » Rio de Janeiro, Búzios | Fonte: Conhecendo o Brasil, Editoria Férias Brasil
Destino mais cobiçado da Região dos Lagos, Búzios vai além das belezas naturais, dignas de cartão-postal. Incluída no mapa do jet set internacional na década de 60, depois de uma visita da atriz francesa Brigitte Bardot, a antiga vila de pescadores abriga hoje restaurantes e pousadas sofisticadas, boates e bares descolados e um comércio repleto de lojas de grife. Cosmopolita, recebe turistas do mundo todo o ano inteiro - e muitos acabam ficando por lá.

Pôr do sol

O belo espetáculo pode ser observado em várias praias, como Azeda, Azedinha e Rasa. Porém, quem já está fora da areia, pode acompanhá-lo dos bares e restaurantes da Orla Bardot (praia da Armação) ou do Porto da Barra, em Manguinhos.

Noite

A Rua das Pedras não é mais exclusiva quando o assunto é vida noturna. Sua continuação, a Orla Bardot, ganhou bares, restaurantes e boates, esticando o movimento ao longo da praia da Armação. O movimento em ambas as parte é intenso, mas somente depois da uma da madrugada – antes disso, nada acontece. A música – ao vivo ou mecânica – embala a maioria dos bares e, em muitos, os públicos são bastante distintos. Na creperia Chez Michou, por exemplo, a freqüência é de jovens que curtem surf music no último volume. Já no Pátio Havana, a trilha sonora é composta por blues, jazz e MPB, atraindo a turma que já passou dos 30. Para dançar até o amanhecer, siga para as belas e gigantescas casas noturnas – Privilège e Pacha.

Praias

O litoral bem recortado confere a Búzios uma grande variedade de praias. Com características distintas, encantam os surfistas – que disputam as ondas de Geribá – e os velejadores, que encontram bons ventos o ano inteiro nas praias Rasa e Manguinhos. Quem viaja com a família não abre mão das mordomias e das águas calmas de Ferradura, Tartaruga e João Fernandes. Já a tranqüilidade reina absoluta nas praias do Forno, Azedinha, João Gonçalves e Olho-de-Boi, onde o naturismo é praticado com freqüência.

Rua das Pedras e Orla Bardot

Com exceção das praias, tudo o que há de melhor em Búzios está reunido por ali. São restaurantes badalados, lojas de grife, galerias de arte, bares charmosos, sorveterias e cafés aconchegantes. Durante o dia, o movimento é mínimo, mas quando a noite cai, os espaços ganham vida e muita animação.

Ícone de Búzios, a Rua das Pedras é o retrato do glamour do balneário. Com pouco mais de 600 metros de extensão, a passarela é cercada de charme por todos os lados. O movimento é mínimo durante o dia, mas quando a noite cai e a iluminação amarelada toma conta da rua, o burburinho invade cada espaço.

Depois da uma da manhã, o sobe-e-desce de jovens, gringos e casais é incessante – não por acaso, as lojas funcionam até o começo da madrugada. Ao longo das calçadas, as opções de entretenimento são variadas e atendem ao eclético público que por lá circula à procura de restaurante com show ao vivo; bar com música eletrônica; bistrô com vista para o mar…

Passeio de barco

A oferta de roteiros é variada, incluindo paradas para banhos em diversas praias e visitas a algumas ilhas, como Rasa, Branca e Feia. Há saídas da praia dos Ossos (barco), da praia do Canto (escuna) e do píer do Centro (catamarã).

Mirantes

Búzios é uma cidade fotogênica, independente do ângulo. Em dois pontos, porém, as vistas panorâmicas exibem paisagens dignas de cartão-postal. Nos arredores da praia do Forno, os morros descortinam as praias Brava e João Fernandes. Já em João Fernandes, o visual é formado pelas praias Brava, Rasa e da Armação.