Trancoso: herança hippie sob cinco estrelas

Turismo » Bahia, Trancoso | Fonte: Conhecendo o Brasil, Editoria Férias Brasil
O pequeno pedaço do paraíso descoberto pelos hippies nos anos 70 continua preservando sua essência idílica. A tranquilidade das praias e o cenário do Quadrado – a praça central da vila emoldurada por casinhas coloridas, um campo de futebol no meio e uma igreja o fundo – são os mesmos. Desde lá, a cidade ganhou inúmeros recursos que elevaram os seus serviços à categoria de cinco estrelas - mas sem perder o charme, o astral e a ternura.

Quadrado

O centro da vila é tão famoso quanto as praias da região. A praça, que abriga a igreja e um campinho de futebol, é emoldurada por amendoeiras e casinhas coloridas que funcionam como bares, restaurantes e lojas de artesanato. De dia, o Quadrado é uma tranqüilidade só. Ao entardecer, porém ganha vida com o movimento no comércio, o vai-e-vem de nativos e turistas e a algazarra do futebol da molecada. Não deixe de conferir o visual descortinado pelo mirante atrás da igreja de São João, erguida em 1656.

Praias

A maneira mais agradável de conhecer as praias de Trancoso é caminhando. Entre um mergulho e outro no mar de águas verdes, a vegetação de coqueirais divide o cenário com as falésias coloridas típicas da região. A partir da praia dos Nativos, a mais próxima da vila e ponto de parada de excursões, o destino é a deserta Rio da Barra. Já saindo da praia dos Coqueiros chega-se a Rio Verde, Pedra Grande, Itapororoca e Itaquena. Dá para chegar de carro em algumas praias, seguindo por estradinhas de terra.

Passeio na praia do Espelho

Pela estrada de terra são 25 quilômetros e, pela praia, 16 quilômetros, sentido Sul. Indo a pé são quatro horas de caminhada e levar água e lanche é fundamental, uma vez que não há barracas nos muitos trechos de praias desertas. Além de apreciar as belezas naturais do Espelho, aproveite para curtir o charme dos bares de praia, que espalham almofadões nos gramados sombreados por coqueiros e nas espreguiçadeiras à beira-mar. Quem gosta de pedalar pode chegar ao Espelho de bicicleta, em passeios guiados que acontecem durante o dia e também em noites de lua cheia.

Caminho até o Arraial d’Ajuda

Cerca de três horas de caminhada – 12 quilômetros ao norte – separam as praias de Trancoso das de Arraial d´Ajuda. Vá apenas na maré baixa para que os riozinhos do caminho não se tornem intransponíveis. Há barracas no percurso que tem como seqüência as praias de Rio da Barra, Taípe, Lagoa Azul, Pitinga, Parracho e Mucugê.

Passeio de barco até Caraíva

A vila fica a 40 quilômetros de Trancoso, depois do Espelho. Além das praias, circule pelo centro do povoado, com ruas de areia e casario simples. Procurada pelos jovens, Caraíva tem noite animada, com muito forró. Barcos partem de Trancoso em direção a vila.